O concreto de alto desempenho ( CAD ) é feito com cimentos especiais, adições minerais tipo sílica ativa e metacaulim, além de aditivos superplastificantes, esse tipo de concreto caracteriza-se por possuir propriedades de resistência e durabilidade superiores às dos concretos comuns.
Características como essas, são capazes de produzir estruturas mais resistentes ao ataque de agentes como cloretos, sulfatos, dióxido de carbono e maresia. Uma outra característica importante que costuma acompanhar os CADs é a alta resistência à compressão.
São concretos com resistência superior a 50MPa, podendo chegar a 100MPa, o que é bastante útil quando se precisa produzir peças estruturais mais esbeltas e maximizar a área útil, principalmente nos andares próximos ao térreo.
Como permite a utilização de elementos menos robustos para suportar a mesma carga, o CAD também vem sendo bastante útil na construção de edifícios altos, sobretudo em pilares dos primeiros pavimentos e no subsolo.
Como exemplo, podemos citar o edifício E-Tower, com 162 metros de altura (da fundação ao topo), localizado na cidade de São Paulo. É considerada a construção recordista em termos de resistência alcançada, atingindo a compressão de 125MPa. Aliás, a construção é referência para muitos estudos sobre o CAD no país.
Quando falamos de pisos para áreas externas, devemos considerar algumas questões antes de bater o martelo e definir qual piso será utilizado. Questões essas como:
Todos os direitos estão reservados © 2020 Hepta Engenharia
Concreto Armado e Protendido
Pré-fabricados
Paredes de Concreto
Parques Eólicos
Obras de Infraestrutura
Pré-fabricados
Paredes
de Concreto
Parques
Eólicos
Obras de
Infraestrutura
hepta@hepta.eng.br
085.3022-7777